Modelo de Carta Formal – Como fazer? Exemplo Grátis!

A comunicação é algo muito importante para a sociedade, desde do início da civilização buscamos formas de nos comunicar de forma eficiente. A carta foi durante grande período uma meio de comunicação muito utilizado, seja para cartas informais e até para modelo de carta formal.

A carta informal tem geralmente como destino pessoas do círculo de convívio familiar e social mais próximo, e podem ser redigidas com muita mais descontração e informalidade do que em cartas formais.


A carta formal é muito usada em situações entre comunicação com órgãos públicos e privados, ou com pessoas e profissionais que demandem um tom mais formal e respeitoso. Este tipo de carta também exige algumas regras, como:

  • Colocação de data;
  • Local;
  • Assinatura, entre outras informações.

Modelo de Carta Formal

Importância do Modelo de Carta Formal

A carta formal é muito importante na comunicação com órgãos públicos e outras situações onde se requer comunicar algo de forma formal, e pode ser utilizada em:

  • Pedidos;
  • Reclamações;
  • Sugestões;
  • Solicitações diversas a esses órgãos ou profissionais e entidades.

A linguagem e regras do modelo de carta formal passam o devido respeito e formalidade que este tipo de documento requer.

A carta formal deve ser sempre utilizada em situações formais que se queira passar alguma informação. O respeito a suas regras também deve ser praticado.

Dados Necessários de uma Carta Formal

Com é um documento que deve ser redigido com formalidade tem se a necessidade de seguir as regras e informar alguns dados como:

  • Local;
  • Data com dia mês e ano;
  • Nome do destinatário;
  • Nome do remetente;
  • Introdução;
  • Assunto que trata a carta;
  • Saudação;
  • E assinatura do nome do remetente.

Esses são apenas alguns dados que devem conter uma carta formal, porém os dados podem ser acrescentados, dependendo do tipo de carta formal que deseja escrever.

Modelo de Carta Formal

Dicas de Como Escrever Uma Carta Formal

Ao escrever uma carta formal, evite ou não use a escrita de próprio punho, por parecer pouco formal, o melhor é redigir a carta em um computador e fazer a sua impressão e assinatura logo após.

Fique sempre atento a regras gramaticais, quando a carta é informal alguns deslizes ortográficos pode até ser aceitos, porém em cartas formais os erros gramaticais devem ser evitados ao máximo, se possível corrija algumas vezes e deixe outra pessoa fazer a correção, pois pode verificar algum erro que pode passar despercebido por quem escreveu a carta.

O tom usado na carta informal deve ser sempre profissional e com muita cordialidade. A clareza e um texto agradável de ler devem ser sempre priorizados.

Em cartas onde se faz uma reclamação o mesmo tom cordial e agradável deve ser mantido, isso passa respeito e cordialidade, o que pode favorecer muito quem lê a carta e quem envia, pois o respeito na comunicação é sempre muito apreciado, seja em comunicação informal com amigos ou em comunicação formal com órgãos, instituições ou profissionais.

Confira o vídeo abaixo para melhor exemplificar!

Modelo de carta formal para baixar

Para facilitar seu trabalho, deixamos um modelo de carta formal pronto para fazer o download, editar e imprimir! Veja:


Imagem do modelo:

Modelo de Carta Formal

 

Uma dica importante sempre que o documento enviado a terceiros for importante, como é o caso da carta formal é fazer uma cópia. A cópia da carta é um documento que serve de comprovação das informações prestadas na carta formal.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.