Modelo de Carta de Correção – Como fazer? Exemplos grátis!

Conhece a carta de correção e qual é o objetivo dela?. O modelo de carta de correção é utilizado para fazer a correção de erros e notas fiscais eletrônicas (NF-e).

A correção da nota é muito importante, pois por ser um documento fiscal não deve ser emitido com erros. A carta pode ser manual ou eletrônica. A manual ainda é válida e pode ser utilizada, bem como a eletrônica.


Muitos dos erros em notas fiscais eletrônicas (NF-e) podem ser corrigidos com a carta de correção, porém alguns erros não são passíveis de serem corrigidos com a carta. Algumas vezes a nota fiscal eletrônica (NF-e) pode ser cancelada, e não corrigidas, de acordo com as particularidades de cada uma dessas operações.

Erros Corrigidos Com o Modelo de Carta de Correção

Modelo de Carta de Correção

A carta de correção pode ser usado para corrigir diversos erros cometidos nas notas fiscais eletrônicas (NF-e), entre eles estão:

Produtos: peso do produto, volume do produto.

Dados: os dados adicionais também podem ser alterados pela carta de correção.

Códigos: a situação tributária e também os códigos fiscais podem ser alterados pela carta de correção, porém os valores não poderão ser corrigidos.

Outras erros que podem ser corrigidos são a razão social do destinatário.

Erros que Não São Corrigidos na Carta de Correção

Infelizmente, a carta de correção não pode corrigir todos os erros cometidos nas notas fiscais eletrônicas (NF-e). Os erros cometidos nas notas que não podem ser corrigidos com a carta de correção são:

Valor: os valores fiscais não podem ser alterados com a carta de correção. Não podem também alterações que alterem o valor final das notas fiscais eletrônicas (NF-e) e a alíquota.

Nomes: o nome do emitente da nota bem como o nome do destinatário não podem ser alterados pela carta de correção.

Data: se a carta for para corrigir erro de data que vá fazer alteração do período do  imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS) não poderá ser corrigida.

Modelo de Carta de Correção

Qual é o Modelo Correto da carta de Correção?

Antigamente, era comum cada empresa ter sua própria forma de fazer a carta de correção, desde de que cumprisse algumas regras, porém, no ano de 2012, ocorreu uma mudança.

As notas a partir de 2012 devem ser corrigidas sempre com a carta de correção quando houver possíveis erros cometidos nas notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Correção e cancelamento da nota fiscal eletrônica (NF-e)

Algumas vezes, a nota fiscal eletrônica (NF-e) pode ser cancelada ao invés de corrigida.

O cancelamento da nota pode ser feito sem que a mercadoria tenha sido enviada ao destino. O prazo para fazer o cancelamento de uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é de 24 hora após a sua emissão. Quando a nota é cancelada não é possível reverter essa operação.

A correção da nota fiscal eletrônica (NF-e) tem outras regras. O prazo pode ser em até 30 dias após a sua emissão. A correção ainda pode ser feita em mais vezes.

A correção deve ser feita com cuidado para evitar possíveis correções incorretas, o que vai gerar a necessidade de mais correções na nota.

Modelo de carta de correção para download

Para facilitar mais ainda na hora de fazer a carta de correção, deixamos alguns modelos prontos para baixar, editar e imprimir, veja:

Confira as imagens de cada modelo:


Modelo 1:

Modelo de Carta de Correção


Modelo 2:

Modelo de Carta de Correção


Modelo 3:

Modelo de Carta de Correção

Algumas empresas já usam a correção feita por meio de carta de correção eletrônica, com sistemas próprios, porém a carta de correção manual é válida e pode ser utilizada pelas empresas.

Um Comentário

  1. Gostaria de vê um Modelo de Carta de Anuência de Empresa de Telefonia Celular que possui Antena Instalada em município, pois em nosso município, uma Empresa solicitou uma Carta de Anuência para a apresentar junto a SEMACE para regularizar sua situação ambiental com a Instalação de um Antena no município, a solicitação foi direcionada a Secretaria de Meio Ambiente Municipal para forneça tal documento , haja visto que a Empresa pretende regulariza-se junto a SEMACE, órgão de controladoria do Meio Ambiente no Estadual.
    Espero contar com apoio de Vossas Senhorias na orientação de referida de Carta de Anuência.
    Sem mais detalhes para o momento, agradeço a oportunidade de ter esse canal para tecer esses comentários sobre Carta de Anuência.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.