Modelo de Carta de Correção – Como fazer? Exemplos grátis!

Conhece a carta de correção e qual é o objetivo dela?. O modelo de carta de correção é utilizado para fazer a correção de erros e notas fiscais eletrônicas (NF-e).

A correção da nota é muito importante, pois por ser um documento fiscal não deve ser emitido com erros. A carta pode ser manual ou eletrônica. A manual ainda é válida e pode ser utilizada, bem como a eletrônica.


Muitos dos erros em notas fiscais eletrônicas (NF-e) podem ser corrigidos com a carta de correção, porém alguns erros não são passíveis de serem corrigidos com a carta. Algumas vezes a nota fiscal eletrônica (NF-e) pode ser cancelada, e não corrigidas, de acordo com as particularidades de cada uma dessas operações.

Erros Corrigidos Com o Modelo de Carta de Correção

Modelo de Carta de Correção

A carta de correção pode ser usado para corrigir diversos erros cometidos nas notas fiscais eletrônicas (NF-e), entre eles estão:

Produtos: peso do produto, volume do produto.

Dados: os dados adicionais também podem ser alterados pela carta de correção.

Códigos: a situação tributária e também os códigos fiscais podem ser alterados pela carta de correção, porém os valores não poderão ser corrigidos.

Outras erros que podem ser corrigidos são a razão social do destinatário.

Erros que Não São Corrigidos na Carta de Correção

Infelizmente, a carta de correção não pode corrigir todos os erros cometidos nas notas fiscais eletrônicas (NF-e). Os erros cometidos nas notas que não podem ser corrigidos com a carta de correção são:

Valor: os valores fiscais não podem ser alterados com a carta de correção. Não podem também alterações que alterem o valor final das notas fiscais eletrônicas (NF-e) e a alíquota.

Nomes: o nome do emitente da nota bem como o nome do destinatário não podem ser alterados pela carta de correção.

Data: se a carta for para corrigir erro de data que vá fazer alteração do período do  imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS) não poderá ser corrigida.

Modelo de Carta de Correção

Qual é o Modelo Correto da carta de Correção?

Antigamente, era comum cada empresa ter sua própria forma de fazer a carta de correção, desde de que cumprisse algumas regras, porém, no ano de 2012, ocorreu uma mudança.

As notas a partir de 2012 devem ser corrigidas sempre com a carta de correção quando houver possíveis erros cometidos nas notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Correção e cancelamento da nota fiscal eletrônica (NF-e)

Algumas vezes, a nota fiscal eletrônica (NF-e) pode ser cancelada ao invés de corrigida.

O cancelamento da nota pode ser feito sem que a mercadoria tenha sido enviada ao destino. O prazo para fazer o cancelamento de uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é de 24 hora após a sua emissão. Quando a nota é cancelada não é possível reverter essa operação.

A correção da nota fiscal eletrônica (NF-e) tem outras regras. O prazo pode ser em até 30 dias após a sua emissão. A correção ainda pode ser feita em mais vezes.

A correção deve ser feita com cuidado para evitar possíveis correções incorretas, o que vai gerar a necessidade de mais correções na nota.

Modelo de carta de correção para download

Para facilitar mais ainda na hora de fazer a carta de correção, deixamos alguns modelos prontos para baixar, editar e imprimir, veja:

Confira as imagens de cada modelo:


Modelo 1:

Modelo de Carta de Correção


Modelo 2:

Modelo de Carta de Correção


Modelo 3:

Modelo de Carta de Correção

Algumas empresas já usam a correção feita por meio de carta de correção eletrônica, com sistemas próprios, porém a carta de correção manual é válida e pode ser utilizada pelas empresas.

Veja Também:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *