Modelo de Carta de Apresentação – Para que Serve? Exemplos Grátis!

Antes de baixar o modelo de carta de apresentação, é muito importante que você saiba, sua importância e para que serve, então continue lendo este artigo.

Muitas empresas hoje em dia, pedem que além do currículo os candidatos interessados às vagas deixem também uma carta de apresentação. Isso ocorre pois é uma das formas onde a empresa contratante consegue ter uma visão mais ampla do candidato.


Quanto melhor você conseguir redigir a sua carta de apresentação, com informações concisas e maduras maiores serão as suas chances de alcançar os seus objetivos.

Para que serve a carta de apresentação?

Modelo de Carta de Apresentação

Como já falamos anteriormente a carta de apresentação como o próprio nome já diz é uma das formas pelas quais uma pessoa se apresenta à outra, na grande maioria das vezes estas cartas são utilizadas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, portanto quanto melhor for a sua elaboração, maiores as chances de ser contratado.

Claro que a carta de apresentação não é a única forma de se conseguir a vaga de emprego, porém aliada a um bom currículo o candidato que a leva têm chances muito maiores do que aqueles que apenas elaboram um currículo.

A carta de apresentação serve para que um terceiro (seja ele o empregador ou não) observe os pontos positivos do candidato à vaga, com ela é possível notar também as pretensões que o candidato tem tanto para a vaga de trabalho como para a empresa como um todo.

Qual a importância da carta de apresentação?

Modelo de Carta de Apresentação

A carta de apresentação funciona como uma espécie de marketing digital direto, nela você ressalta os seus pontos fortes (que já foram citados no seu currículo), pode falar de conquistar pessoais, desde que estas tenham relevância para o mercado, citar características altruístas da sua personalidade e contar um pouco mais sobre as suas experiências anteriores, as positivas é claro.

Na hora da elaboração da sua carta de apresentação não é bom que você seja muito extenso, o ideal é que você estipule no máximo uma folha para se apresentar, outra dica é não usar uma linguagem muito complexa na hora de redigi-la. O ideal é usar uma linguagem simples, porém coerente e sem erros gramaticais. Mostrar que você domina a língua e sabe se expressar é um ponto muito positivo para garantir melhores oportunidades.

A carta de apresentação quando bem elaborada chama a atenção daquele que a lê, pois além de perceber o domínio e a preparação que o candidato possui, ainda mostra ao empregador que o candidato consegue trabalhar com diferentes formas de se expressar. Além disso, é possível perceber também a coesão e a coerência entre o currículo do candidato e a da carta de apresentação.

Modelo de Carta de Apresentação Pronto para Editar e Imprimir

Para facilitar a sua vida vamos deixar logo abaixo do artigo um modelo carta de apresentação para download de carta de apresentação para que você possa ter a noção de como fazer o preenchimento da sua.

Confira as imagens de cada exemplo:

Exemplo 1: Modelo carta de apresentação
Modelo carta de apresentação


Exemplo 2: Modelo carta de apresentação simples
Modelo carta de apresentação simples


Exemplo 3: Modelo carta de apresentação para pessoas com experiência
Modelo carta de apresentação para pessoas com expreriência


Exemplo 4: Modelo carta de apresentação para pessoas com pouca experiência
Modelo carta de apresentação para pessoas pouca expreriência


Exemplo 5: Modelo carta de apresentação para pessoas sem experiência
Modelo carta de apresentação para pessoas sem expreriência

É isso ai, se gostou compartilha! Se você tem alguma dica interessante, não deixe de dividi-la conosco!

Veja Também:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *