Modelo de Carta de Advertência – Motivos para Usar! Exemplos Grátis!

Já viu uma carta de advertência e para que ela serve? Em sua grande maioria, a carta de advertência é aplicada pela empresa a um funcionário. Os motivos são alguns que levam a empresa a fazer esse tipo de carta, podendo ser por atraso, violação das regras da empresa, entre outros.

Considerada uma advertência trabalhista, a carta é uma forma de documentar a conduta do empregado na empresa. Em caso de processo trabalhista, a carta pode ser uma prova documentada sobre o que vinha ocorrendo na empresa e com o funcionário.


A carta é geralmente redigida pela área de Recursos Humanos da empresa em que o trabalhador é empregado. Existem alguns modelos de carta, conforme o motivo da advertência a ser dado a trabalhador.

Modelo de Carta de Advertência

Motivos para usar uma carta de advertência

carta de advertência pode ser usado pelo RH da empresa por diversos motivos, os mais comuns são:

Faltas: o funcionário que for advertido no mínimo 3 vezes em 6 meses pode ser demitido, conforme a lei, por justa causa. As faltas devem ser indevidas e sem motivo, por omissão, desleixo, má vontade entre outros. Faltas que tiverem motivos e comprovantes não entram nesse critério.

Violar regras da empresa: toda empresa possui normas e regras que devem ser respeitadas, o funcionário que não venha a respeitá-las está sujeito a receber a carta de advertência. Exemplos de violação são: faltas compensadas com atestado médico falso, marcar o cartão de presença de outro funcionário ausente, roubos, entre outros.

Divulgar Informações: fazer a divulgação de informações sigilosas e confidenciais da empresa pode ser motivo para o funcionário receber a advertência. Dependendo da do teor informação divulgada, o trabalhador pode ser até demitido.

Fofoca: o trabalhador que inventar ou espalhar fofoca em seu ambiente de trabalho está sujeito a receber uma adventícia do RH da empresa onde atua.

Agressão física: além de ser motivo de advertência, dependo do tipo de agressão pode até ser motivo de demissão por justa causa do funcionário que causou o problema.

Jogos: praticar jogos de azar ou outros dentro da empresa não são aceitos pela maioria das empresas, e algumas podem advertir por meio da carta de advertência seus funcionários sobre prática indevida. Com diferentes graus e conforme a empresa, a prática pode também ser motivo de demissão.

Modelo de Carta de Advertência

Importância da Carta de Advertência

A carta de advertência é um documento que visa informar ao funcionário sobre o seu comportamento perante a empresa.

O documento serve como prova em caso de problemas trabalhistas, e processos, pois pode ser usado como prova junto com e-mail, gravações e depoimentos para comprovar os atos advertidos na carta.

Algumas das advertências e quantidade delas pode até fazer com que a empresa demita o trabalhador por justa causa.

A carta de advertência tem como caráter educar e orientar o trabalhador sobre práticas indevidas e incorretas na empresa. Com isso, a empresa deixa de forma transparente a conduta incorreta do funcionário, que pode revertê-la para evitar punições maiores e até a sua demissão.

Modelo de carta de advertência grátis para baixar

Baixe o modelo de carta de advertência que deixamos abaixo, basta escolher o modelo e formato (pdf ou .doc), baixar, editar e depois imprimir, confira:

Veja as imagens de cada modelo:


Modelo 1:

Modelo de Carta de Advertência


Modelo 2:

Modelo de Carta de Advertência


Modelo 3:

Modelo de Carta de Advertência


Modelo 4:

Modelo de Carta de Advertência


Modelo 5:

Modelo de Carta de Advertência

Lembre-se que, um ambiente de trabalho saudável depende da interação e transparência entre funcionários e empresa.

Veja Também:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *