Modelo de Carta Convite para Viagem – Exemplos Grátis!

carta convite pode ser um pouco desconhecida por algumas pessoas. Sabe com é o objetivo da carta convite?. A carta convite pode ser usada para alguns objetivos, como: contratos comerciais, viagens.

A carta convite pode ser muito útil para os que desejam viajar para fora do país, sendo como uma reserva de hospedagem, um documento que informa onde o visitante ficará hospedado durante o seu tempo de estadia no país.


Muitos viajantes usam a carta convite para suas viagens internacionais. O documento informal é como um anúncio de que a estadia no país terá a sua acomodação e despesas asseguradas. Quem emite a carta deve ser residente do país a qual se pretende viajar.

Modelo de Carta Convite para viagem

Importância do Modelo de Carta Convite

O documento é informal, porém alguns países podem exigi-lo, o que costuma variar de acordo com o país visitado. Tem a validade de uma reserva de hospedagem, o que garante que o visitante fica no país por tempo determinado no documento, e no endereço contido na carta, com a sua acomodação assegurada.

Quando alguém viaja para um país e fica hospedado em hotel, deve ter as reservas para a comprovação junto a imigração, em outros casos que não for ficar em hotel necessita de uma carta convite.

O documento e as informações do documento são geralmente as mesmas, porém é bom verificar outras informações necessárias na carta junto da imigração do país que se pretende visitar.

Quem Deve Redigir a Carta Convite?

A carta convite deve ser feita exclusivamente por um residente legal no país que será visitado, não pode ser redigidas por pessoas com condições de ilegais no país ou com visto de turista.

Alguns países podem exigir que a carta seja registrada, nesse caso, o anfitrião deve verificar junto aos órgãos de imigração do país quais são os procedimentos necessários. Por ser de interesse de outro país, a carta convite deve ser registrada no país de destino, não no Brasil.

O registro da carta convite para anfitriões que vão receber amigos no Brasil deve ser feito em um cartório no Brasil.

Informações Básicas da Carta Convite

Modelo de Carta Convite para viagem

As informações contidas na carta convite podem variar de acordo com as exigências do país de destino. As informações gerais costumam ser:

Em caso de visitantes ao Brasil, as informações são:

  • Nome completo do visitante
  • Nacionalidade do visitante
  • Prazo de estada no país
  • Objetivo da viagem ao Brasil. o prazo do documento deve ser parecido com o período de visita.

O idioma da carta deve ser a do país de destino, ou seja, Brasil, carta redigida em Português, Inglaterra, carta em Inglês, e assim por diante.

A carta pode ser feita a mão, porém é bem recomendado que seja feita no computador, impressa e assinada pelas partes. A carta deve ser enviada ao visitante, para que ele possa apresentá-la para a imigração no momento de sua chegada no país.

Para o estrangeiro que vai visitar o Brasil, ele deve apresentar em sua chegada ao país a carta convite original ou uma cópia devidamente autenticada em um cartório do país. O procedimento pode variar conforme o país a ser visitado, assim é importante verificar com cada imigração.

Modelo de carta convite pronto para download

Se ainda ficou na dúvida de como fazer uma carta convite para viagem, abaixo disponibilizamos alguns modelos, para você ter uma noção de como fazer, ou pode simplesmente baixar, editar e imprimir, veja:

Veja as imagens dos modelos:


Modelo 1:

Modelo de carta convite para viagem


Modelo 2:

Modelo de carta convite para viagem


Modelo 3:

Modelo de carta convite para viagem

Prontinho! Agora você já sabe para que serve a carta convite, quando for viajar, já sabe que irá precisar de um!

Veja Também:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *